Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Blog de Bordo - mochilouca

Estou em POA.

A viajem comeou já muito bem, depois de passar a noite virado arrumando a mala, pra embarcar num vôo em guarulhos pra Porto Alegre às 7h40.
Que horas são?
Gabriel: 7h40
7h40 não deveríamos estar no portão de embarque?
e corre!
Ao chegar ouvimos nossos nomes por uma voz de comissária desesperada, rs..
Conseguimos atrasar o vôo.. graças aos livros que folheavamos antes que nos distraíram.
O moço diz ao piloto do onibus que nos leva ao avião, o Gabriel Hernandez e o Lucas Duarte que atrasaram o vôo!s
Coisa feia de se falar..
mas foi isso..rs
mas o voo não atrasou não, só fomos os ultimos a entrar. em cima da hora.

Como começou essa viajem nem tão pouco eu sei bem, estava planejando ir pra estrada, mas estava em dúvida se ficava pra ajudar na luta contra o aumento da tarifa. Porém uma voz de, o ano que vem você vai se matar nos seus projetos, aproveite suas férias, me fez cair na estrada. O Gabriel, um grande amigo meu que tocava no Lifall comigo me ligou dia 25, e me desejou feliz natal..
Ao perguntar se ele ia viajar, ele disse que não sabia, chamei ele pra ir comigo, ele disse pra onde? e eu disse pro sul, ele disse, qual sul? eu falei, ah pro sul..
Então fomos, compramos a passagem no dia 27 assim que decidimos o destino, saímos dia 29. A passagem de ônibus pra porto alegre estava R$130 reais, já o vôo pela internet que achei mais barato estava R$98,00 (mais tarifas ficava 150,00) valia bem mais apena.. ia direto e não demorava dois dias.
Chegando no Porto.. o Gabriel foi fumar um cigarro fora do aeroPorto, estava ancioso, fiquei lá filmando os grafites que estão expostos no aeroPorto aqui de Porto alegre, e quando voltou já nos desencontramos... mas foi breve ele que se desespera e não procura direit eu continuava no mesmo lugar.
Na saída pegamos informações com uma moça do turismo, peguei uma mapa da cidade e marquei que me interessava com caneta.. hotel barato, lugares legais pra ver... e a rua onde fica a okupa que estamos.
Pra chegar na Okupa demos umas voltinhas, pegamos o trem andamos uma estação, e depois de umas voltas nos quarteirões tentando achar o que ninguém sabia onde era, em plê no Sol rachado (tá um calor ferrado aqui!!!) encontramos..
O pessoal nos recebeu muito bem, logo de cara o almoço estava pronto e omos convidados, mas não aceitamos.
até parece, claro que comemos.
Almoço vegetariano da galéra da okupa anarquista aqui, que aproveitou um terreno bem grande de uma fabrica abandonada e fez um belo de um espaço legal.. cada m fez uma ''casinha'', um "barraco" pra si, de maneira bem característica,.. por ter muito espaço, plantam, e as casinhas meio que já formam uma vila dentro do bosque onde é a ocupação. (okupas/squat, são lugares que são abandonados ou inutilizados, que são ocupados por pessoas distintas para dar uma finalidade social ao terreno, teto... etc)
Depois de conversarmos, vermos amigos em comum dos movimentos... e pegar dicas, deixamos as malas grandes e de mochila fomos pro centro da cidade de trem..
O Cais de Porto Alegre é bem legal.. andamos pelo centro conhecemos um saguão cultural que chamam de gasófono (acho) e por 10 reais andamos num barco que circulou pelas ilhas que cerceiam o litoral de porto alegre... inclusive ilha das flores..
descobri que o doc ilha das flores não floi filmado em ilha das flores, mas isso é uma história que conto depois,.. pois peguei depoimentos, e acho que vou buscar mais.. derrepente já nasce um doc pra gente.
O intuito e estamos vendo as possibilidades é ir pro uruguay e/ou pra argentina em seguida.. e tentar fazer algum curta com a galéra que conhemos pela rede audiovisual independente de lá.
Antes de voltar pra okupa, passamos pelo centro de novo pra ver aquelas arquiteturas antigas, e haviam vários prédios militares.. me senti cercado!.. rs
Um dels era um museo, aparentemente fechado, mas o soldado nos convidou a entrar..
Era um museo de armas, e lá haviam tanques e carros do brasil antigos, de guerra.. depois de gravar umas brincadeiras, saímos de lá, e passando no mercado municipal, que é bem parecido com o de SP, fui fazer aquele número 2. Foi um malabarismo.. o banheiro não é tão sujo, mas ainda assim não da pra confiar..até eu achar o papel na mochila, quase derrubei a camera na privada,..
quando abri meu calção o botão dele caiu no chão, e no fim a descarga não foi suficiente pra levar meu presente embora.
Enfim.. no calor sufocante do trem, que apesar de ser mais barato leva a mesma quantidade de gente, ou seja, muita, atravessamos de volta para a okupa... lá ficamos a tarde e a noite a descançar e prozear com as personas de lá, que são gente boas!
Agora peço perdão pela correria, pelos milhares de erros de português, gramática, e brasileiro que devem haver por aqui, a fora a pontuação desesperada, mas que para contar tudo isso estou correndo aqui no tempo da lan house que fica um pouco longe da casa.
Amanã voltarei no porto, vou tentar ir para as ilhas, filmar, se encontrarmo minidvds.
Abraços , se cuidem, amo vocês! (+_+).

Um comentário:

  1. Filho, se for andar muito no sol, passa protetor solar, toma seu remédio regularmente, olha pros dois lados pra atravessar a rua, se esfriar, põe a blusa. Por que vc não tira essa barbicha. Se cuida, lê um pouco, terminou aquele Saramago que vc começou no ano velho, acho que vc se identifica com o estilo de pontuação dele, né. Não esquece de comer, não aceita balas de estranhos, cortou as unhas antes de ir, e banho, precisa nem falar, né, juízo, hein. paulo

    ResponderExcluir